O stress pode provocar queda de cabelo?
A vida moderna da atualidade está repleta de desafios, prazos, horários, frustrações e exigências. Viver à pressa tornou-se banal.
O stress é uma das consequências mais comuns afetando praticamente quase toda a população.
Os números são assustadores. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 90% da população mundial apresenta indicadores de stress na sua vida. Sem equilíbrio ou mediação deste stress, as consequências para saúde são diversas.
Os mais conhecidos são estes: problemas cardiológicos, diabetes, dor crónica, sedentarismo, ansiedade e depressão. Sendo o stress uma ocorrência comum e grave, sabia que o stress pode causar queda de cabelo?
Mas afinal o que é o stress?
O stress é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais causados por uma situação particular externa ao indivíduo, que possa ter acontecido ou seja apenas uma ameaça.
Na verdade, existem dois tipos de stress: o positivo e o negativo. Qual a diferença entre eles? O stress positivo é a resposta fisiológica e psíquica do organismo reagindo ao perigo seja ele real ou não, logo é um mecanismo primitivo neurológico de segurança ou de sobrevivência. Mas o stress é apenas positivo se for mediado de forma rápida e eficiente, resolvendo as questões de conflito que operam dentro de si ou de forma externa.
Aliado a inúmeros fatores de risco de uma vida apressada, com pouco espaço para canalizar energias de forma saudável…o stress acaba por tornar-se efetivamente negativo.
Porque cai o cabelo quando há stress?
Quando o cabelo começa a cair e percebe-se que o problema não se resolve por si, entrar em pânico é a forma mais comum de lidar com o caso numa primeira impressão. Ver os cabelos pousados na almofada, na escova, na roupa, no banho…é aflitivo.
Questiona-se tudo: estarei a precisar de uma viagem? De férias? De reduzir o hora´rio de trabalho? Deixar os filhos com familiares? Experimentar algo novo? Fazer exercício? Uma dieta?
Assim que se descarta a hipótese de uma doença, resolver a queda de cabelo poderá ser mais fácil. E todas as questões colocadas anteriormente podem fazer todo o sentido.
O stress, mesmo de curta duração pode causar um grande impacto no organismo. Pele, dentes e cabelo são as primeiras visibilidades de um corpo que sofre de stress severo. O cabelo mais bem cuidado pode ficar completamente devastado pelo stress.
Se for um stress de longa duração, o efeito será evidentemente ainda maior. A queda de cabelo causada pelo stress severo é hoje conhecida pelo nome de burnout.
Sintomas de stress ligeiro:
- diarreia; dor no peito; queda de cabelo; caspa; oleosidade; manchas na pele; dor de barriga; dor nas costas e tonturas.
Sintomas de stress severo:
- compromete o sistema circulatório periférico que afeta a fixação dos fios capilares e apresenta altas taxas de neurotransmissor cortisol no organismo. Situações muito extremas provoca a queda de todos os cabelos;
Diagnosticar o que não está a funcionar, registar a origem é essencial, para se perceber a dimensão do problema capilar. Perder entre 50 a 100 fios de cabelo por dia é normal, segundo os especialistas.
Se o cabelo não for renovado e a queda continuar de forma agressiva, o problema é grave. O stress pode denunciar uma queda provisória, impulsionada por momentos de alta tensão ou até uma antecipação de uma calvície hereditária.
Os novos fios de cabelo servem como propósito manter todo o equilíbrio capilar e acompanhar o crescimento ou envelhecimento da pessoa. Agora que sabemos que o stress pode efetivamente causar queda de cabelo. O que se pode fazer?
Como se combate o stress como causa capilar?
Sabendo que o stress pode causar queda de cabelo, o passo seguinte à tomada de consciência, é agir.
Para combater o stress, há que entende-lo.
De uma perspetiva fisiológica, o cabelo não é considerado uma parte muito importante para o corpo. Assim que o organismo compreende que existe maior deficiência noutras partes do corpo, deixa de lhe fornecer a quantidade necessária de nutrientes e vitaminas para se apresentar radioso e vibrante. O organismo acelera a produção de estriol, o que impede a entrada de nutrientes na região capilar e quebra o crescimento dos cabelos.
Será então o cabelo apenas um mero adereço? Dispensável? Ou será o cabelo a última sinalética de alerta para o perigo? O indicador mais visível de que algo se passa de muito mau connosco e que temos de agir rapidamente?
Não há uma solução milagrosa quando a queda de cabelo é causada pelo stress, mas sabe-se que um estilo de vida saudável é a forma mais sustentável para desfrutarmos da vida na sua plenitude.
Os grandes pilares da vida saudável, comer de forma variada, repousar sempre que necessário e exercitar o corpo são bons hábitos e requerem uma tomada de consciência de que há coisas que precisam de mudar, para que se possa viver melhor. Viver melhor também significa estar em paz com o corpo, com a mente. Ter um cabelo bonito e radioso faz parte desse perfil.
Algumas dicas naturais:
- diminuir a ansiedade
- aumentar a produção de serotonina
- praticar exercício físico regular
- aprender a relaxar
Se sentir que precisa de falar em consulta com um especialista para ter um diagnóstico preciso, saber sobre tipos de tratamento ou colocar dúvidas, eis algumas questões de referência que o médico lhe pode pedir:
- Perde cabelo do couro cabeludo ou de outra parte do corpo?
- Teve alguma doença recentemente?
- Pinta o cabelo?
- Usa chapéus ou gorros com frequência?
- Com que frequência lava o cabelo? Usa secador? Usa sprays?
- Passou por alguma situação de stress há pouco tempo?
- Arranca fios de cabelo ou coça o couro cabeludo?
- Tem outros sintomas, coceira ou vermelhidão?
- Toma algum medicamento forte?
Um bom diagnóstico, prevê sempre um bom tratamento e uma possível solução eficaz.
Uma consulta médica numa clínica certificada e de alta qualidade pode ser o que precisa para voltar a sentir-se bem consigo.
A Elitehair dispõe de um serviço de análise capilar sem qualquer compromisso.